Nutrição e Bronzeado – Júlia Lorenzon

Oi gente!

Sou a Júlia, nutricionista e apaixonada por comida. Aqui no Gastronomia RS darei dicas práticas que irão auxiliar vocês a ter uma alimentação mais saudável sem abrir mão da vida social. S-i-i-i-m, isto é possível!

Aproveitando a estação do momento, nesta primeira coluna falarei um pouquinho sobre como a nutrição é capaz de proteger a pele dos raios UV e ainda realçar e prolongar o desejado bronzeado.

A verdade é que a exposição diária ao sol em horários adequados (até às 10h e após as 16h) é essencial para transformação da vitamina D, tornando-a absorvível pelo organismo. Esta vitamina, juntamente com o cálcio e o fósforo, é responsável por garantir a saúde dos ossos.

Porém, quando há exposição excessiva, os raios UV acarretam prejuízos como: queimaduras, envelhecimento precoce e aumento das chances de se desenvolver câncer de pele. Estes malefícios ocorrem devido à produção de radicais livres e redução da produção de colágeno.

A boa notícia é que incluindo alguns nutrientes-chave à dieta é possível proteger a pele e garantir um bronzeado mais bonito e duradouro, conforme segue abaixo:

Nutrientes Fontes Funções
Betacaroteno Beterraba, espinafre, cenoura, brócolis, repolho. Auxilia na formação de melanina, promovendo a cor do bronzeado.
Licopeno Tomate, mamão, pitanga, goiaba. Potente antioxidante que protege as células.
Vitamina E Semente de girassol, avelã, amendoim. Protege as estruturas celulares importantes contra o ataque dos radicais livres.
Vitamina C Laranja, mamão, kiwi, melão, manga. Protege as estruturas celulares e participa da produção de colágeno.

O ideal é consumir alimentos-fonte destes nutrientes todos os dias, pois só o consumo habitual é capaz de promover os benefícios já citados.

Uma maneira refrescante e saborosa de se consumir o mamão (fonte de licopeno e vitamina C), por exemplo, é fazer com ele um delicioso milk-shake:

MILK-SHAKE DE MAMÃO

Ingredientes:– ½ mamão papaya;
– 1 pote (160g) de iogurte natural desnatado;
– 1 col. de sobremesa de mel;
– 2 cubos de gelo.Modo de fazer:
Bater tudo no liquidificador.Rendimento: 1 porção
Calorias por porção: 167kcal

Nutricionista Júlia Lorenzon

 

Então, é isso pessoal! Aproveitem esta estação calorosa e maravilhosa e não se esqueçam de, além de incluir estes nutrientes-chave, usar filtro solar e se hidratar adequadamente com água (Sim: á-g-u-a. Nada a substitui.).

Um grande beijo,

Júlia Lorenzon*

 *Nutricionista e pós-graduanda em Ciências da Saúde e do Esporte. Atua com atendimento clínico nutricional em consultório, a domicílio e em academias de ginástica. Descendente de italianos e, consequentemente, comilona desde pequena! Apaixonada pelos alimentos e tudo aquilo que eles podem nos proporcionar: do barulho das panelas ao momento de saborear uma gostosa e nutritiva refeição com quem se ama de verdade.

Contato: www.julialorenzon.com.br | julia@gastronomiars.com.br

 

 

 

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