Aprenda como congelar pimentões, mantendo o sabor

A técnica utilizada conserva o alimento para uso futuro em receitas de dar água na boca

O pimentão é um elemento muito presente na culinária. Entre suas variações mais conhecidas, é encontrado nas cores verde, amarelo e vermelho. Porém, a cor do fruto varia de acordo com o período da colheita, o que influencia não só na estética, mas no sabor. Enquanto o pimentão verde, por ser colhido maduro, é mais azedinho, os amarelos e vermelhos são mais suaves e adocicados.

Para aproveitar todas as propriedades dos pimentões e manter o sabor por mais tempo, você pode optar por congelá-los. Mas é necessário atenção desde o processo de compra. Confira as dicas para acertar no passo a passo:

  • Primeiro, escolha pimentões que não possuam machucados, tenham pele lisa e não estejam maduros demais. Como você não consumirá todos no mesmo dia de compra, é necessário estarem em bom estado.
  • Depois, retire as sementes e a parte interna de cada pimentão. Em seguida, corte em rodelas ou pique.
  • Coloque em um recipiente e leve ao freezer até congelar. Por fim, transfira para um saco plástico próprio ou enrole-os em papel filme, separando pequenas porções para uso diário.

Agora que você já sabe como congelar pimentões, mantendo as suas propriedades, que tal usá-los para fazer o delicioso Parafuso ao Molho Agridoce com Costelinha de Porco? A sugestão da Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, é daquelas que marcam na recordação, afinal, o sabor de família fica!

 Confira a receita completa abaixo:

Parafuso ao Molho Agridoce com Costelinha de Porco

Ingredientes:
1 embalagem de Parafuso Isabela50 g de pimentão vermelho, picado
6 colheres (sopa) de azeite
100 g de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de mostarda
500 ml de polpa de tomate
1 kg de costelinha de porco
3 dentes de alho, picados
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de catchup
Sal e tomilho à gosto

Modo de Preparo:
– Na véspera, tempere as costelinhas de porco com azeite, alho, sal, pimentão e tomilho. Cubra com papel-alumínio e reserve.
– No dia do preparo, comece com o molho agridoce. Em uma panela média, coloque o açúcar mascavo e deixe derreter. Acrescente o molho inglês, a mostarda, o catchup, a polpa de tomate e deixe em fogo baixo, mexendo sempre, até todos os ingredientes se dissolverem e reserve.
– Pincele as costelinhas com o molho agridoce, acomode-as em uma forma, cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180 ºC), preaquecido por cerca de 1 hora. Cuide para as costelinhas não ressecarem, pincele novamente o molho agridoce quando necessário. Reserve o restante do molho para temperar a massa.
– Retire as costelinhas do forno e, quando elas estiverem bem douradas, desfie, reservando algumas com osso para decorar.
– Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Em uma panela média, aqueça o molho agridoce junto com a costelinha desfiada.
– Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho agridoce com costelinha desfiada e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. – Acomode por cima as costelinhas com osso e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 01h30

Para mais informações sobre a Isabela, acesse: www.isabela.com.br

Sobre a Isabela

Líder em vendas nas categorias de Massas e Biscoitos na Região Sul do Brasil, a marca Isabela, que pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, atua no mercado há mais de 60 anos. A marca é Top of Mind de massas e biscoitos há 29 anos consecutivos segundo a Revista Amanhã (RS) e foi contemplada pela 19ª vez consecutiva como a marca preferida e mais lembrada na categoria Biscoitos do Prêmio Marcas de Quem Decide 2019, segundo o Jornal do Comércio. Com o slogan “O sabor de família fica”, possui mais de 70 produtos em seu portfólio, entre eles as crocantes e fresquinhas Torradas, os Bolinhos Toons e o biscoito sabor Leite, um ícone da marca. Recentemente, foram lançadas as farinhas de Trigo que compõem a nova linha de produtos da marca, atendendo consumidores e, também, transformadores. As farinhas Isabela têm alta performance e são ideais para o preparo de bolos, pizzas, pasteis, massas frescas, entre outros pratos.

Siga o GRS no Instagram