Noite mexicana: como preparar um jantar temático com deliciosa receita de guacamole

Foto: Reprodução/Portal Umami

O aroma, as cores e o gosto da comida mexicana já conquistaram o paladar dos brasileiros há tempos, não é mesmo? A praticidade no preparo dos pratos é outro fator que faz essa culinária ser uma excelente opção de consumo, o que pode ser ideal para sair da rotina sem sair de casa.

Com ingredientes fáceis de serem encontrados e uma pitada de criatividade, a noite mexicana vai te transportar para uma experiência incrível. Para a nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, é possível vivenciar momentos alegres e prazerosos por meio da gastronomia.

“Preparar os alimentos em uma noite temática pode ser a válvula de escape diante das adversidades do dia a dia, assim como ser uma excelente forma de criar boas memórias. Dividir a ocasião com os amigos e familiares, mesmo que por meio de encontros virtuais, também pode ser uma maneira de manter a conexão com quem se gosta e garantir a diversão”, ressalta a nutricionista.

Para compor a noite mexicana, Graciela separou uma saborosa receita de guacamole. “Para preparar a guacamole é indicado usar o abacate avocado, que possui textura e sabor indicados para o prato. Já o tomate é indispensável, pois é ele quem dá o sabor e o toque de “algo a mais” na receita, sendo um dos alimentos que confere o gosto umami e estimula a experiência sensorial junto a outros ingredientes”, finaliza Graciela.

Coloque a mão na massa, separe a playlist para a fiesta, prepare a mesa e arriba!

GUACAMOLE

INGREDIENTES

Polpa de 4 avocados médios, maduros (1 kg)

2 tomates médios, sem sementes, cortados em cubos pequenos (300 g)

1 cebola grande, picada (200 g)

3 colheres (sopa) de coentro picado (15 g)

4 colheres (sopa) de suco de limão (60 ml)

1 dente de alho picado (5 g)

Meia colher (chá) de cominho em pó

1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picada (5 g)

1 e meia colher (chá) de sal (5 g)

MODO DE PREPARO

  1. Em uma tigela, coloque a polpa de avocado, o tomate, a cebola, o coentro o suco de limão, o alho, o cominho, a pimenta e o sal, e amasse com um garfo até obter uma pasta.
  2. Cubra e leve à geladeira, por 30 minutos.
  3.  Sirva com nachos, torradas ou tortillas de trigo.

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 10 porções

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami. 

Siga o GRS no Instagram